A Universidade da Família

Somos a Universidade da Família (UDF), uma organização cristã sem fins lucrativos, criada em 1992, com sede em Pompeia. Servimos a igreja e a sociedade com foco na educação familiar, oferecendo cursos e seminários que abordam, numa perspectiva bíblica, os mais diversos aspectos da vida familiar e do desenvolvimento pessoal.

0 mil +

Igrejas parceiras

0 mil +

Líderes em todos o Brasil

0 M +

de participantes

Nossa História

Fundadores

A Universidade da Família (UDF) teve início em uma pequena cidade chamada Pompeia, no interior de São Paulo, em meados da década de 1980.

Naquela época, surgiam iniciativas cristãs com o objetivo de fortalecer o matrimônio, como acampamentos, retiros e grupos de casais. Uma das ações pioneiras no Brasil foi o lançamento do curso para casais “Nova Shalom”, traduzido do inglês para o português pelo pastor Haroldo Silva e sua esposa, Charlotte, que o conheceram por intermédio de conhecidos norte-americanos. Com o apoio de amigos – particularmente de Jiro e Hiromi Nishimura e de Ismail e Maria Sperandio –, o primeiro grupo de estudos do curso foi realizado em Pompeia, em 1985. No ano seguinte, Haroldo e Charlotte foram aos Estados Unidos e realizaram um treinamento de líderes.

O casal Jorge e Márcia Nishimura, que enfrentava períodos de crise conjugal, participou dos primeiros grupos. Profundamente impactados, começaram a ministrar o curso para outros casais. “Enquanto ministrávamos, íamos sendo transformados e curados juntamente com os demais participantes, pois uma das características do curso era a transparência. Cada nova turma que fazíamos, éramos impactados em algo novo”, lembra Jorge.

Depois de alguns anos liderando os grupos de casais, Jorge e Márcia foram nomeados diretores nacionais, passando a liderar oficialmente o curso no Brasil. No primeiro ano, formaram-se 50 turmas. Cinco anos mais tarde, o número de grupos abertos anualmente ultrapassou mil, alcançando níveis de crescimento ainda maiores na década seguinte, dobrando ano após ano. Em 20 anos, o curso se tornou um dos ministérios para casais mais conhecidos no país.

Em 1992, a Universidade da Família (UDF) foi instituída e, a partir de então, ampliou o escopo de suas atividades com o lançamento de um currículo para a família, incluindo cursos para a educação de filhos (em parceria com o ministério Growing Families International, 1996), seminários para a restauração de relacionamentos (em parceira com o Family Foundations International, 1998), cursos de finanças (em parceria com o Crown Financial Ministries, 2000), cursos para a edificação de homens e mulheres (em parceria com o Christian Men’s Network, 2006), Guia de Carreiras – Yes!, Career Direct e o curso para preparação de líderes Habitudes (em parceria com o Growing Leaders, 2011).

Nas primeiras décadas de 2000, a UDF também se consolidou na área editorial e de mídia, publicando periódicos, produzindo conteúdo audiovisual em estúdio próprio, e lançando um catálogo literário de referência nacional nos temas relacionados à família, ao desenvolvimento pessoal e comunitário. Desenvolveu projetos diversos como, a série Transformações, a série Deus Provedor, o projeto Tartanina e outros. Neste mesmo período, também consolidou-se promovendo conferências nacionais para famílias e encontros regionais.

Estima-se que perto de dois milhões de pessoas já passaram por algum de seus cursos ou seminários, e um número ainda maior de pessoas foram impactadas por meio de eventos, livros e conteúdos digitais.

Jorge e Marcia Nishimura

Fundadores da Universidade da Família

Presidentes

Fábio e Cláudia cresceram num ambiente onde o exemplo do amor de seus pais em ajudar as famílias foi transmitido aos seus corações. Suas famílias tiveram envolvimento com a UDF desde o início da década de 1990.

Ainda solteiros, serviam em alguns ministérios e encontros da UDF. E foi num dos encontros de Família em Sumaré que eles tiveram o primeiro contato.

Casaram em agosto de 2007 e em 2011, o casal procurava na literatura informações para auxiliá-los com a vinda do primeiro filho. Encontraram respostas no livro “Nana Nenê”, que depois tornou-se a base para o curso “Preparação para a Chegada do Bebê”, da UDF. Nos anos seguintes, tiveram outros filhos e, neste período, começaram a ministrar os cursos de educação de filhos oferecidos pelo ministério.

A partir de 2018, o casal começou a acompanhar as reuniões do Conselho da UDF a convite de Jorge e Márcia e, em 2021, foram convidados a dar continuidade ao trabalho iniciado pelos fundadores. “Nunca nos passou pela mente trabalharmos na UDF, quanto mais liderar essa instituição tão relevante. Mas sentíamos que poderíamos ajudar ainda mais pessoas se aceitássemos o desafio. Então nossa oração foi, "se o Senhor não for conosco, não nos leve daqui”, afirma Fábio. 

Em 29 de Janeiro de 2022, após 30 anos na direção da Universidade da Família, Jorge e Márcia passaram a Presidência do ministério a Fábio e Cláudia, que se tornaram então os presidentes executivos. Atualmente com 47 funcionários em tempo integral, a UDF continua levando os ensinamentos bíblicos por meio de mais de 8 mil treinadores e líderes voluntários que doam tempo, dons e recursos no auxílio às famílias brasileiras.

DSC00774 Fábio & Akemy (Large)

Fábio e Cláudia Nishimura

Presidentes da Universidade da Família

Editora Universidade da Família

É o braço editorial da Universidade da Família, responsável pelas publicações de todo seu portfólio de cursos, seminários, projetos e literatura cristã. Surgiu como um núcleo de iniciativas dos departamentos de Comunicação e Levantamento de Recursos da Universidade da Família com o sonho de gerar influência, transformação de vida aos que necessitam. Partindo das necessidades do próprio ministério - e com as crescentes frentes de trabalho e demandas - o conceito de Editora foi introduzido ao trabalho, acompanhando o incremento de linhas editoriais para diferentes fins, públicos e necessidades, como projetos paradidáticos, infantojuvenis, sociais, missiológicos, pedagógicos, multidisciplinares e interativos. 

Envolva-se no Ministério

Implante na Igreja

Os cursos e seminários podem ser levados e aplicados em sua igreja

Seja um Líder

Torne-se um líder capacitado para ministrar o currículo UDF em sua igreja e comunidade.

Doe

Junte-se a nós pelo fortalecimento familiar. Sua contribuição é muito importante.

UDF © 2022. Todos os Direitos Reservados.  ||  Desenvolvido por